Extra csh

Get cash from your website. Sign up as affiliate.

uol

BUSCAPÉ

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

BONDFARO

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 17 de julho de 2010

Figuras geométricas misteriosas em SATURNO




Sonda Cassini capta figuras
geométricas misteriosas em Saturno
Cientistas vão analisar imagens porque ainda não sabem como o hexágono se forma

..Texto: ..

Foto por Nasa
É a primeira vez que imagens desse tipo são registradas no Polo Norte de Saturno.
.O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa (agência espacial americana) informou nesta quarta-feira (9) que a sonda Cassini, que também pertence à Agência Espacial Europeia (ESA), captou imagens de círculos sobrepostos e outras formas geométricas que não tinham sido detectadas até agora no Polo Norte de Saturno.

As figuras estão em um misterioso formato hexagonal no Polo Norte do planeta e foram descobertas pela sonda Voyager da Nasa há 30 anos.

Kevin Baines, cientista especializado em temas atmosféricos do JPL, disse que as imagens revelam algo inédito.

- Trata-se de uma das coisas mais estranhas que já vimos em todo o sistema solar.

As imagens do hexágono, criado pelos feixes de luz que surgem do polo, revelam círculos que compartilham o mesmo centro e outras formas geométricas que ainda não tinham sido detectadas.

O hexágono onde estão localizadas as figuras fica no Polo Norte de Saturno, a 77 graus de latitude, e seu diâmetro seria duas vezes o da Terra.

As câmeras da sonda, que têm maior resolução que as da Voyager, registraram as imagens do hexágono em janeiro, quando o planeta chegava a seu equinócio, época em que o dia tem exatamente a mesma duração da noite.


Confira também
Telescópio vasculha Universo desconhecido


Hubble encontra as galáxias mais antigas


Aplicativo para iPhone informa sobre missões
..Os cientistas do JPL combinaram 55 imagens para criar um mosaico. Eles querem descobrir agora o que provoca a formação do hexágono, de onde surge sua energia e por que ele durou por tanto tempo. Além disso, estão interessados em resolver o mistério sobre uma grande mancha escura que aparece nas imagens em infravermelho captadas pela sonda.

Baines disse que como Saturno não tem massas oceânicas ou de terra que compliquem o sistema meteorológico como ocorre na Terra, suas características dão aos cientistas boas condições para estudar os padrões de circulação atmosférica.

- Agora que podemos ver ondulações e formas circulares em vez de manchas no hexágono, podemos tratar de resolver mistérios que nos ajudarão a responder dúvidas em nosso próprio planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário